segunda-feira, 5 de novembro de 2007

atenção


Pilates na Saúde da Mulher

Cada vez mais a busca por saúde e qualidade de vida ocupa os pensamentos de pessoas de todas as idades. Esta busca pode levar a diferentes caminhos e métodos, entre eles o Pilates.

A técnica recebe o nome de seu idealizador, Joseph Hubertus Pilates, e foi desenvolvida para que quando usada ajudasse a recuperar força, flexibilidade e resistência. Por muito tempo o Pilates foi utilizado apenas por Joseph, até que nos anos 80 seus princípios foram utilizados para a reabilitação de atletas e dançarinos nos Estados Unidos.

A partir da disseminação da técnica muitas pesquisas foram feitas até chegar ao método utilizado hoje, que é baseado na respiração, na postura adequada durante os movimentos e a contração ideal de certos músculos.

O Pilates pode ser feito com a ajuda de aparelhos desenvolvidos especialmente para seus exercícios; este é o Pilates tradicional. Ou com o uso de bolas, pesos e resistência elástica; é o Pilates em solo. Independente do tipo, esta técnica ajuda na melhora de alterações posturais e consciência corporal, no ganho de força, flexibilidade, na diminuição de dores na coluna e outras articulações, como também na melhora do tônus muscular.

Atualmente pesquisas têm mostrado os benefícios do Pilates nas diferentes etapas da vida da mulher. Estes benefícios são muito importantes, uma vez que a mulher passa por muitas mudanças físicas, principalmente durante a gestação e a menopausa.

Através de técnicas especialmente desenvolvidas para as mulheres, o Pilates melhora a postura e previne o ganho excessivo de peso durante a gestação, além de muitos outros benefícios. No período pós-natal ajuda no retorno rápido ao peso, melhora a musculatura abdominal e a flexibilidade.

Já no período da menopausa, o Pilates ajuda na manutenção da força muscular e no controle de peso, previne e trata a incontinência urinária, além de melhorar a densidade óssea.

Então o Pilates é uma técnica com ampla aplicação e da qual as mulheres podem tirar muito proveito, inclusive para manter a forma e prevenir dores na coluna, nas articulações e a diminuição dos movimentos.

Mas vale lembrar que é importante procurar um fisioterapeuta capacitado para buscar seus objetivos com o Pilates.

dr.danilo freitas
fisioterapia-medicina esportiva

Nenhum comentário: